R$ 102,00
|
Título:
HISTÓRIAS DA LITERATURA:
ENTRE AS PÁGINAS DA TRADIÇÃO, VOL. 1
Organizadores: AMORIM, Ana
Maria;
NEUMANN, Gerson Roberto
ISBN:
978-65-88865-83-5
Formato: 14 x 21 Páginas:
640 Gênero: Ensaios
Publicação: Class, 2021
SUMÁRIO
Quixotismos machadianos
Márcia Denise da Rocha Collinge (IFPA)
O processo de canonização de Machado de Assis por meio das
folhas públicas
Valdiney Valente Lobato de Castro (UERJ)
As Americanas e seus heróis abatidos
Maria da Glória Bordini (UFRGS/CNPq)
A escrita da escuta de Machado de Assis
Luciana Antonini Schoeps (USP)
Sobre roupas e jornais: o conto machadiano na Gazeta de
Noticias
Bruna da Silva Nunes (UFRGS)
A instabilidade na crítica do romance Água Funda, de
Ruth Guimarães
Cecilia Silva Furquim Marinho (USP)
A poligrafia de Pedro Rabelo
Riane Avelino Dias (UERJ)
A presença de engajamentos antípodas no teatro brasileiro da
década de 1960: uma análise de Arena Conta Zumbi e
Roda Viva
Stephanie da Silva Borges (USP)
Dramaturgia e política no Novo Teatro Colombiano
Juliana Caetano da Cunha (UFRGS)
A Recepção de Shakespeare na França Após as Guerras
Napoleônicas
Roxanne Covelo (UFMG)
Os gêneros teatrais de grande adesão popular nos oitocentos
brasileiro: análise de O Remorso Vivo – drama fantástico
de grande espetáculo (1867), de Furtado Coelho e Joaquim
Serra
Maria Clara Gonçalves (UNESP/Assis)
Rasgos de modernidade no teatro de Artur Azevedo: notas
sobre a comédia A joia
Rodrigo Cézar Dias (UFRGS)
Feminino e herança patriarcal no romance naturalista Dona
Guidinha do Poço
Gabriela Ramos (UFC)
Os poemas em prosa de estética naturalista em Camille
Lemonnier e Joris-Karl Huysmans
Rubens Vinícius Marinho Pedrosa (UFRJ)
Rodolfo Teófilo: um desafio para pensar o Naturalismo
Adriana de Paula Moraes (FFLCH-USP)
Mulheres que liam “livros para homens” no fim do século XIX
Leonardo Mendes (UERJ)
Alma em delírio: um romance naturalista esquecido
Rodrigo Donizeti Mingotti (UNESP)
A estética do sublime na narrativa naturalista
Juliano Fabrício de Oliveira Maltez (USP)
Naturalismo e nostalgia romântica em Serotonina, de
Michel Houellebecq
Lucas Bandeira de Melo Carvalho (UFRJ)
A sobrevivência da estética romântica na obra de Barbey
d’Aurevilly
Maria Clara Ferreira Guimarães Menezes (UFMG)
A velha batalha entre o Romantismo e o Classicismo: John
Milton - o bardo eleito dos românticos ingleses
Miriam Piedade Mansur Andrade (UFMG)
Sobre o capital literário de Émile Zola no Caso Dreyfus
Eduarda Araújo da Silva Martins (UFRJ)
O Horológio iluminista: práticas letradas e habitus na
Portugal setecentista
Lucas Bento Pugliesi (UFRJ)
Antonio Candido e o debate político-literário dos anos 1960
em “Literatura e Subdesenvolvimento”
Gabriel dos Santos Lima
A Família Agulha: representações na prosa de ficção
oitocentista de Luís Guimarães Júnior
Rogério Pereira Borcem (UFPA)
A História da literatura como matéria romanesca: leitura de
Semíramis
Marilene Weinhardt (UFPR/CNPq)
Conhecendo o outro lado da historiografia da literatura
surda no Brasil
Diogo Souza Madeira (FURG)
O pai Goriot: considerações sobre o romance histórico
Sammea Lira (UFG)
República, povo e identidade nacional em Os Sertões,
Triste fim de Policarpo Quaresma e A Conquista:
questões para a história da literatura
Prof. Dr. Adeítalo Manoel Pinho (UEFS)
O papel da descrição em Vidas Secas: o ditongo depois
do hiato
Haroldo Ceravolo Sereza (UFSCar)
Ficção e história na obra Ermos e Gerais – Bernardo
Élis
Marta Bonach Gomes(Puc-Go)
Marcas do gosto na Inquisição portuguesa: primeiro olhar
Carlos Gontijo Rosa (PUC-SP)
O cânone adormecido: uma análise dos efeitos do ostracismo
no processo de legitimação literária em John Williams
Juliano da Silva Lira (UFPE/FACEPE)
O dragão chinês: a escrita como expurgação da dor e da
opressão
Amanda Cristine Oliveira Nascimento (Unimontes)
Uma releitura das fontes primárias:
Um Deus dormiu lá em casa, de Guilherme Figueiredo
Flavia Maria Corradin (USP)
Novos autores e o cânone: aspectos do insólito em O amigo
de Santa Tereza, de Fábio Leal
Osmando Jesus Brasileiro (SEED/AP)
Adriana da Cruz Diniz (VIAMÃO E RS)
A trajetória do escritor Fernando Canto: a contravenção no
cânone literário
Carla Patrícia Ribeiro Nobre (UNIFAP)
Yurgel Pantoja Caldas (orientador/ UNIFAP)
|