R$ 96,00
|
Título:
ENTRELAÇAMENTOS COM A LITERATURA:
O GÓTICO, A RELIGIÃO E A
MÚSICA
Organizadores: PIVETTA, Rejane; CAIMI, Claudia Luiza; BARROS
Júnior, Antonio Brito de
ISBN:
978-65-88865-76-7
Formato: 14 x 21 Páginas:
512 Gênero: Ensaios
Publicação: Class, 2021
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
Antônio Barros Brito Júnior, Claudia Luiz Caimi, Rejane
Pivetta de Oliveira
PARTE I
O SAGRADO E O PROFANO: ENTRE A RELIGIÃO E O GÓTICO
O que é literatura espírita?
Ana Claudia da Silva
As representações da Grande Mãe em poemas de Dora
Ferreira da Silva e Natália Correia
Ana Maria F. Côrtes
Entre a vida e a morte, as labirínticas veredas no
imaginário religioso do universo rosiano em Páramo
Edna Tarabori Calobrezi
O sacro ofício das fêmeas carnes das Minas:
religiosidade, mulheres e poesia em Sônia Queiroz
Evaldo Balbino
Entre Eros e Mefisto: a perspectiva queer/gothic na
releitura do mito fáustico em Samila Lages
Ingrid Lara de Araújo Utzig
De Fronteira a Threshold: o Gótico Brasileiro na tradução
da obra de Cornélio Penna
Lais Alves
A criação da mise en scène paródica em Orgulho e
preconceito e Zumbis
Lígia Helena Souza
O antiprofeta bíblico: relações intertextuais entre o
livro de Jonas e a Sátira Menipeia
Lucas Iglesias
A encruzilhada entre o popular e o erudito no mito
fáustico de Grande sertão: veredas
Lucas Silveira Fantini da Silva
Divergências na adaptação da obra Interview with the
Vampire, de Anne Rice
Patricia Hradec
A contribuição literária da genealogia de Jesus para o
discurso do Evangelho de Mateus
Ricardo Cesar Toniolo
O sagrado e o profano nas manifestações culturais em
Natividade -TO
Tereza Ramos de Carvalho (UFMT)
"No Epicentro das Trevas": Emblemas do Mal no romance
"Voyage to Alpha Centauri," de Michael David O'Brien
Victor Hugo P. de Oliveira
O legado da ficção gótica na composição de personagens
ecianas
Xênia Amaral Matos (Doutora em Letras pela UFSM)
PARTE II
COMPASSOS E DESCOMPASSOS: ENTRE LITERATURA E MÚSICA
Ritmo, poesia e sobrevivência: os Racionais MC’s e a fala
do subalterno
Alexandre Amaro e Castro
Elementos de uma poética queer na canção brasileira
Ana Luiza Martins
Nos rastros de Dorival Caymmi: por uma erótica da leitura
Cássia Lopes
“Sem lei nem rei”: três transfigurações da tragédia
brasileira nas escrituras e vocalidades de Campos, Suassuna
e Capiba
Célia Patrícia Sampaio Bandeira
Celso Garcia de Araújo Ramalho
As formas da violência na composição de Karina Buhr
Daniel Carlos Santos da Silva
O inverno e depois: aproximações literárias e
musicais no romance de Luiz Antonio de Assis Brasil
Edemilson Antônio Brambilla
Um microcosmo revelador: a audição musical nos romances
Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust, e Il
piacere, de Gabriele D'Annunzio
Elena Gallorini
O poema do samba na canção brasileira
Feliciano José Bezerra filho
A paisagem musical em Caminhos cruzados, de Erico
Verissimo
Gérson Werlang
Paródia e a linguagem da música: considerações sobre a
paródia na obra musical de Gustav Mahler
João Felipe Gremski
Pathos pop em "You were right"
Lauro Iglesias Quadrado
O corpo-alegórico de Caetano Veloso e o corpo-objeto de
Hélio Oiticica no Tropicalismo
Lucia Aparecida Felisberto Santiago
Por uma poética de Céu: um cordão de palavras e memórias
Mayra Moreyra Carvalho
“Nada é de ninguém”: o recado da Nova MPB
Pedro Bustamante Teixeira
Diálogos transdisciplinares entre Manoel Bandeira, Issa e
Gilberto Mendes
Rita de Cássia Domingues dos Santos
Transgredir, transformar, transcriar a música:
aplicabilidade da teoria da transcriação de Haroldo de
Campos na performance musical
Susana Castro Gil
|