Título: ENTRELAÇAMENTOS COM A LITERATURA:
 O GÓTICO, A RELIGIÃO E A MÚSICA

Organizadores: PIVETTA, Rejane; CAIMI, Claudia Luiza; BARROS Júnior, Antonio Brito de

ISBN: 978-65-88865-76-7

Formato: 14 x 21
Páginas: 512
Gênero: Ensaios
Publicação: Class, 2021

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO
Antônio Barros Brito Júnior, Claudia Luiz Caimi, Rejane Pivetta de Oliveira

PARTE I
O SAGRADO E O PROFANO: ENTRE A RELIGIÃO E O GÓTICO


O que é literatura espírita?
Ana Claudia da Silva

As representações da Grande Mãe em poemas de Dora Ferreira da Silva e Natália Correia
Ana Maria F. Côrtes

Entre a vida e a morte, as labirínticas veredas no imaginário religioso do universo rosiano em Páramo
Edna Tarabori Calobrezi

O sacro ofício das fêmeas carnes das Minas: religiosidade, mulheres e poesia em Sônia Queiroz
Evaldo Balbino

Entre Eros e Mefisto: a perspectiva queer/gothic na releitura do mito fáustico em Samila Lages
Ingrid Lara de Araújo Utzig

De Fronteira a Threshold: o Gótico Brasileiro na tradução da obra de Cornélio Penna
Lais Alves

A criação da mise en scène paródica em Orgulho e preconceito e Zumbis
Lígia Helena Souza

O antiprofeta bíblico: relações intertextuais entre o livro de Jonas e a Sátira Menipeia
Lucas Iglesias

A encruzilhada entre o popular e o erudito no mito fáustico de Grande sertão: veredas
Lucas Silveira Fantini da Silva

Divergências na adaptação da obra Interview with the Vampire, de Anne Rice
Patricia Hradec

A contribuição literária da genealogia de Jesus para o discurso do Evangelho de Mateus
Ricardo Cesar Toniolo

O sagrado e o profano nas manifestações culturais em Natividade -TO
Tereza Ramos de Carvalho (UFMT)

"No Epicentro das Trevas": Emblemas do Mal no romance "Voyage to Alpha Centauri," de Michael David O'Brien
Victor Hugo P. de Oliveira

O legado da ficção gótica na composição de personagens ecianas
Xênia Amaral Matos (Doutora em Letras pela UFSM)

PARTE II
COMPASSOS E DESCOMPASSOS: ENTRE LITERATURA E MÚSICA


Ritmo, poesia e sobrevivência: os Racionais MC’s e a fala do subalterno
Alexandre Amaro e Castro

Elementos de uma poética queer na canção brasileira
Ana Luiza Martins

Nos rastros de Dorival Caymmi: por uma erótica da leitura
Cássia Lopes

“Sem lei nem rei”: três transfigurações da tragédia brasileira nas escrituras e vocalidades de Campos, Suassuna e Capiba
Célia Patrícia Sampaio Bandeira
Celso Garcia de Araújo Ramalho

As formas da violência na composição de Karina Buhr
Daniel Carlos Santos da Silva

O inverno e depois: aproximações literárias e musicais no romance de Luiz Antonio de Assis Brasil
Edemilson Antônio Brambilla

Um microcosmo revelador: a audição musical nos romances Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust, e Il piacere, de Gabriele D'Annunzio
Elena Gallorini

O poema do samba na canção brasileira
Feliciano José Bezerra filho

A paisagem musical em Caminhos cruzados, de Erico Verissimo
Gérson Werlang

Paródia e a linguagem da música: considerações sobre a paródia na obra musical de Gustav Mahler
João Felipe Gremski

Pathos pop em "You were right"
Lauro Iglesias Quadrado

O corpo-alegórico de Caetano Veloso e o corpo-objeto de Hélio Oiticica no Tropicalismo
Lucia Aparecida Felisberto Santiago

Por uma poética de Céu: um cordão de palavras e memórias
Mayra Moreyra Carvalho

“Nada é de ninguém”: o recado da Nova MPB
Pedro Bustamante Teixeira

Diálogos transdisciplinares entre Manoel Bandeira, Issa e Gilberto Mendes
Rita de Cássia Domingues dos Santos

Transgredir, transformar, transcriar a música: aplicabilidade da teoria da transcriação de Haroldo de Campos na performance musical

Susana Castro Gil