Título: ENSINO DA LITERATURA:
POÉTICAS E TEORIAS, VOL. 1

Organizadores: TAUFER, Adauto Locatelli; DOMINGOS, Ana Cláudia Munari; RAMOS, Wellington Furtado

ISBN: 978-65-88865-81-1

Formato: 14 x 21
Páginas: 532
Gênero: Ensaios
Publicação: Class, 2021

SUMÁRIO

Apresentação – Literatura para (re)existência
Adauto Locatelli Taufer, Ana Cláudia Munari Domingos e Wellington Furtado Ramos

A literatura na escola: concepções e práticas

Luzimar Silva de Lima

A subjetividade da leitura literária na formação do sujeito-leitor

Valdivina Télia Rosa de Melian e Andreia Nascimento Carmo

A voz e a vez do leitor no ensino-aprendizagem da leitura literária: multimodalidade e descentramento geográfico

Lucília Souza Lima Teixeira

Literatura e formação de leitores: do texto literário ao livro didático

Cleane da Silva de Lima

A formação do professor de literatura – um desafio (com todas as Letras)

Chirley Domingues

A leitura ficcional literária: uma prática multidimensional/interdisciplinar no letramento acadêmico da contemporaneidade

Marilene Ferreira Cambeiro, Aline Marques, Julia Bastos e Teresa Paladino

Literatura e ensino: a extensão universitária como contribuição à formação inicial docente

Alcione Maria dos Santos

Literatura, uma questão de significados e sentidos

Roberto Clemente dos Santos

O método recepcional como proposta de ferramenta para a prática docente no uso de textos de escritores africanos de Língua Portuguesa

Caio César Tabajara Silva Santos

A articulação do professor na formação de leitores dentro e fora da educação básica

Rosalina Albuquerque Henrique e Fábio Matos Carneiro

Literatura brasileira e teoria pós-colonial: uma proposta de educação para as relações étnico-raciais

Andreia Lívia de Jesus Leão

O diálogo possível: contribuições da filosofia enunciativo-discursiva para o ensino de literatura na perspectiva pedagógica histórico-crítica

Sâmella Priscila Ferreira Almeida e Maria Amélia Dalvi

Um experimento com Hamlet em uma escola pública de Santa Maria/RS

João Pedro Wizniewsky Amaral

Configurações dos monstros na obra infantil de Madame Chrysanthème

Alexandre de Castro Gomes

Contos de fadas feministas: uma análise das princesas Disney ao longo dos anos

Bruna Vieira Dorneles

“Nossos lábios se encontraram”: o que as cenas de beijo revelam nas distopias juvenis

Cássia Farias

O desenvolvimento feminino em contos de fadas com personagens transfigurados: animalização em “A Bela e A Fera” e “Pele de Asno”

Karen Schuler

Não se assuste: um olhar para a experiência de leitura em um livro infantil de poesia e ilustrações

Sabrine Amalia Antunes Schneider

Princesas feministas? Um estudo acerca do contrato comunicativo nos livros infantis e juvenis

Raquel Monteiro de Rezende e Janayna Rocha da Silva

Ricardo Azevedo no ensino médio da rede estadual de São Paulo

Dayse Oliveira Barbosa

BNCC e leitura literária: poucas matrizes, muitas diretrizes
Débora Ventura Klayn Nascimento

Considerações sobre transformações no ensino de literatura e currículo escolar

Daniele Gualtieri Rodrigues

Ensino de literaturas e culturas africanas e afro-brasileira na educação básica e superior

Agnaldo Rodrigues da Silva e Sidnei Boz

Literatura e ensino: perspectivas dos documentos oficiais no ensino médio para a formação do leitor

Danielle Ferreira de Souza

O teatro no contexto da BNCC e do DRC-MT: um olhar para as abordagens possíveis em sala de aula

Sidnei Boz e Agnaldo Rodrigues da Silva

A escrita poética no contexto acadêmico: processo de criação do livro Fabulário

Ana Claudia Costa dos Santos

As narrativas implícitas e explícitas: uma análise comparativa das formas de produção literária

Brunna Luiza Lima de Sousa

Personagens de Clarice Lispector: concepção e expressão

Cátia Castilho Simon

Espécie de colaboração: orientar em Escrita Criativa

Márcia Ivana de Lima e Silva

Uma história possível da Escrita Criativa no Rio Grande do Sul

Diego Grando

9 meses: o retrato literário da gravidez na adolescência

Mariana Rissi Azevedo

Escrita Criativa: o que a escrita devolve à imagem

Altair Teixeira Martins

Lúcido blackout: uma experiência psicoativa com a Escrita Criativa

Fernanda Vivacqua Boarin

Práticas da Escrita Criativa: o que é ler como uma escritora, um escritor?

Moema Vilela