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Título:
ENSINO DA LITERATURA:
POÉTICAS E TEORIAS, VOL.
2
Organizadores: TAUFER, Adauto
Locatelli; DOMINGOS, Ana Cláudia Munari; RAMOS, Wellington
Furtado
ISBN:
978-65-88865-82-8
Formato: 14 x 21 Páginas:
532 Gênero: Ensaios
Publicação: Class, 2021
SUMÁRIO
Apresentação – Literatura para (re)existência
Adauto Locatelli Taufer, Ana Crelia Dias e Rosana Zanelatto
Ana Cristina César: na contramão
Camila Nakamura Vieira
Liberdade e transgressão na poesia de Nascimento Morais
Filho
Natércia Moraes Garrido
Luiz Bacellar e o mundo poético contido nos frutos
Fadul Moura
Não se deixar paralisar pelos esquemas paralisantes: a
escrita de Cacaso em jornais
Maria Fernanda dos Santos
O corpo e a palavra em Cantares, de Hilda Hilst
Karen Mayuri Okuda
O uso das imagens poéticas como principal elemento
transgressor no surrealismo português
Clelio Toffoli Júnior
A mulher/voz que emudece o mito
Hilda dos Santos Silva
Entre a linguagem e o sujeito de Arnaldo Antunes: isto (o
poema), isto (o desabafo), isto (o real): uma metalinguagem
que se expande
Glauber Mizumoto Pimentel
É para você que escrevo ou a poesia dialógica de Ana
Martins Marques
Daniel Aparecido Veneri
Modos de habitar, modos de reabitar: Ana Martins Marques e
os jardins que medram entre as tradições de poesia
portuguesa e argentina
Natália Barcelos Natalino
Nas ruínas da representação – écfrase e metaficção em
Clarice Lispector
Ana Maria Vasconcelos Martins de Castro
Palavra gravada: fixação da performance, expansão do texto
poético
Ênio Bernardes de Andrade
Poesia e vocoperformance: do poema à canção - Joaquim
Cardozo e João Cabral
Leonardo Davino de Oliveira
Poesia, voz e corpo: o poetry slam no Brasil
Fabiana Oliveira de Souza
Quando a experiência falta: transcendência à linguagem, a
hermenêutica do sujeito e simulacro. Ou seria fotocópia?
Breve ensaio sobre Clínica de artista I, de Roberto
Corrêa dos Santos
Rodrigo Ségges Ferreira Barros
Anacronismos, poética da emulação e roman à clef no romance
Chibé, de Raimundo Holanda Guimarães
José Victor Neto
“Elementar, meu caro Adso”: Umberto Eco leitor de Arthur
Conan Doyle
Lilian Monteiro de Castro
O lugar do paratexto na ficção: a potência das falsas
atribuições no contexto de Reinaldo Santos Neves
Eduardo C. Madeira
Roman à clef e anacronismo deliberado em Recordações do
escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto
Daniela Corrêa Siqueira
A (des)escrita de Leila Danziger
Thiago Grisolia Fernandes
Água viva: a palavra como medida do silêncio
Flávia Lins e Silva
A língua como linha: ruído e imagem na poética de Ana
Hatherly
Clarissa Xavier Pereira
A palavra única: exercícios de contenção na arte
contemporânea
Paula Luersen
As paredes e as partidas: a marca indelével da casa na prosa
de Natalia Ginzburg
Iara Machado Pinheiro
A relação entre sujeito e espaço na poesia de Manoel de
Barros
Alan Diogo Capelari
Dos modos de sentir-se estranha: uma leitura de Mar azul,
de Paloma Vidal
Naiara Speretta Ghessi
Espaço, memória e ancestralidade no romance Ponciá
Vicêncio, de Conceição Evaristo
Mônica Maria dos Santos e Bruno Rege Lopes
Gabriele D’Annunzio e a Paisagem da feiura
Julia Ferreira Lobão Diniz
Madame Bovary e a construção espacial da narrativa
realista
Renato Barros de Castro
O Brasil como arquipélago: proposta de um atlas para a
ficção de José de Alencar
Romulo Valle Salvino
O desenraizamento em A bagaceira e As vinhas da
ira
Luccas César Bach
O espaço na literatura utópica
Almir Gomes de Jesus
O parque Buttes-Chaumont em Le paysan de Paris,
(1926), de Louis Aragon: do real à poesia no real
Nara Helena N. Machado e Robert Ponge
Três épicos, um espaço: América Latina em perspectiva na
poesia
Éverton de Jesus Santos
Um espaço em trânsito: as dinâmicas do deslocamento em Dora
sem véu, de Ronaldo Correia de Brito
Manoelle Gabrielle Guerra
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