GRÁTIS

 

Título: LEITURA E ENSINO DE LITERATURA
Organização:
Adauto Locatelli Taufer
Benedito Antunes
Daniela Favero Netto

Formato: 14 x 21 cm.
Páginas: 536
Gênero: Ensaios brasileiros
Publicação: Bestiário, 2023

ISBN 978-65-85039-82-6

Leitura e ensino de literatura no Brasil: apresentação
Adauto Locatelli Taufer
Benedito Antunes
Daniela Favero Netto

PARTE I
Mediação de leitura literária


O texto literário no ambiente escolar: análise de leitura mediada
Ana Carolina Miguel Costa

Pedagogia da performance: a mediação como possibilidade do (re)encantamento da leitura literária na escola
Gisele Gemi Chiari

Da experiência à teoria: a busca por uma nova didática do ensino de Literatura.
Renata Esteves

O fenômeno Anne de Green Gables e a formação do leitor estético: análise da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery
Tatiane Rodrigues Lopes dos Santos

O livro interativo para a infância e a reconfiguração do papel do leitor
Mayla Luiza de Almeida
Patrícia Aparecida Beraldo Romano

Livro ilustrado, acervos e escola: a leitura de imagens como um direito do (pequeno) leitor
Andreia Aparecida Suli da Costa
Kelly C. H. Pobbe de Carvalho

PARTE II
Leitura de clássicos


Pela porta dos fundos: um estudo sobre a ambivalência na obra infantil de J.M.G. Le Clézio e Jacques Prévert
Lia A. Mir anda de Lima

Juvenil ou jovem adulto? A adolescência contemporânea em Enfim, capivaras, de Luisa Geisler, e Conectadas, de Clara Alves
Daniela Maria Segabinazi
Severino Rodrigues

A figuração das mulheres sábias nos contos de Hans Christian Andersen
Lígia Regina M. Cavalari Menna

A contribuição do conto “Acauã” de Inglês de Sousa na criação das Narrativas Orais de Experiência Pessoal: uma proposta de formação de alunos – leitores do 7º ano em Tucuruí – PA
Aline Mary Ribeiro Pinheiro

A leitura literária em sala de aula: possibilidades de aplicação do método recepcional a partir do conto “Totonha”
Maria Marcela Freire
Valdenides Cabral de Araújo Dias

O conto contemporâneo na sala de aula: estratégias e práticas de leitura no ensino médio
George de Santana Mori
Ricardo Magalhães Bulhões

PARTE III
A poesia na escola


Infância e poesia no conto “A menina de lá”, em Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa
Valéria R. de Oliveira Magalhães
Diógenes Buenos Aires de Carvalho

Entre poesia e imagem: uma proposta de mediação de leitura a partir das lentes de “O fotógrafo”, de Manoel de Barros
Simone Oliveira Vieira Peres
Patrícia Aparecida Beraldo Romano

Experiências do leitor literário: a poesia concreta vai à escola
Laila Rayssa de Oliveira Costa

Reservatório de Experiências Poéticas: práticas de leitura de poesia no nível superior
Diego Grando

A leitura literária no livro didático: uma análise da abordagem de poemas em Português: Linguagens (9º ano do Ensino F undamental)
Gabriel Castilho Maia

PARTE IV
Ler a diversidade


“A gramática do cotidiano”: o ensino de literaturas e o poetry slam
Patrícia Pereira da Silva

Apontamentos sobre literatura de cultura de massa, best-sellers e leitores: por uma relação conciliatória
Luzimar Silva de Lima

O dito e o não dito em Harry Potter: a associação entre os nomes das Casas de Hogwarts, suas características descritas pelo Chapéu Seletor e o emblema hogwartiano
Karina Seferian Ventura

O Espaço “Sítio do Picapau Amarelo” em “O Saci”: uma topoanálise das terras de Dona Benta
Daniel Fernandes da Silva
Patrícia A. Ber aldo Romano

Literaturas de língua o ficial portuguesa e seu ensino
Maria Auxiliadora Fontana Baseio
Maria Zilda da Cunha

Por que ler e ensinar literatura indígena?
Delma Pacheco Sicsu

PARTE V
Adaptações e releituras literárias


O reendereçamento de clássicos: uma análise sobre a versão em quadrinhos de Dom Casmurro, de Machado de Assis
Gabriela Ribeiro Nunes

Lendas brasileiras e Cidade Invisível: releitura contemporânea no audiovisual
Sandra Trabucco Valenzuela

Um duelo literário de Ana Maria Machado e artistas populares
Flávia Maria Reis de Macedo
 

O papel da leitura literária na obra “Infância” de Graciliano Ramos e nas narrativas “autobiográficas” de alunos do Ensino Médio
Solange Salete Toccolini Zorzo

Do Lobo Mau ao mau lobo: memória e resistência na (re) construção dos imaginários e nas metamorfoses
Beatriz dos Santos Feres
Regina Michelli Perim

A abordagem triangular no ensino da literatura ou a originalidade
gerada por não originalidades
Eduardo de Almeida Santos

PARTE VI
Experiências de leitura e ensino de literatura


A Academia Estudantil de Letras Raquel Naveira: um caminho
possível para a educação literária e o ensino de literatura antes e
durante a pandemia
Flávia Martins Malaquias
Thaís Maciel Piasentine Barbosa

Experiências plurais a partir da leitura de O rapaz que não era de
Liverpool (2005), de Caio Riter: o encontro entre os leitores e o
escritor
Juliete Rosa Domingos

Leitura literária na universidade: entre o isolamento social e a
interação virtual
Chirley Domingues

Juventude e ensino de literatura no Amazonas
Silvana R. Monteiro dos Santos

Letramento literário críticocultural: contribuições da
semiótica da cultura à formação do leitor real no ensino médio
Wellington Neves Vieira

O ensino da “realidade”
Leonardo Ferreira Aguiar

Leitura em voz alta, em grupo, em tempos de pandemia: práticas e reflexões possíveis
Daniela Favero Netto
Adauto Locatelli Taufer

Informações sobre a presença online da ABRALIC