Título:
LEITURA E ENSINO DE
LITERATURA
Organização:
Adauto Locatelli Taufer
Benedito Antunes
Daniela Favero Netto
Formato: 14 x 21 cm.
Páginas: 536 Gênero: Ensaios brasileiros Publicação:
Bestiário, 2023
ISBN 978-65-85039-82-6
Leitura e ensino de literatura
no Brasil: apresentação
Adauto Locatelli Taufer
Benedito Antunes
Daniela Favero Netto
PARTE I
Mediação de leitura literária
O texto literário no ambiente escolar: análise de leitura
mediada
Ana Carolina Miguel Costa
Pedagogia da performance: a mediação como possibilidade do
(re)encantamento da leitura literária na escola
Gisele Gemi Chiari
Da experiência à teoria: a busca por uma nova didática do
ensino de Literatura.
Renata Esteves
O fenômeno Anne de Green Gables e a formação do leitor
estético: análise da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud
Montgomery
Tatiane Rodrigues Lopes dos Santos
O livro interativo para a infância e a reconfiguração do
papel do leitor
Mayla Luiza de Almeida
Patrícia Aparecida Beraldo Romano
Livro ilustrado, acervos e escola: a leitura de imagens como
um direito do (pequeno) leitor
Andreia Aparecida Suli da Costa
Kelly C. H. Pobbe de Carvalho
PARTE II
Leitura de clássicos
Pela porta dos fundos: um estudo sobre a ambivalência na
obra infantil de J.M.G. Le Clézio e Jacques Prévert
Lia A. Mir anda de Lima
Juvenil ou jovem adulto? A adolescência contemporânea em
Enfim, capivaras, de Luisa Geisler, e Conectadas, de Clara
Alves
Daniela Maria Segabinazi
Severino Rodrigues
A figuração das mulheres sábias nos contos de Hans Christian
Andersen
Lígia Regina M. Cavalari Menna
A contribuição do conto “Acauã” de Inglês de Sousa na
criação das Narrativas Orais de Experiência Pessoal: uma
proposta de formação de alunos – leitores do 7º ano em
Tucuruí – PA
Aline Mary Ribeiro Pinheiro
A leitura literária em sala de aula: possibilidades de
aplicação do método recepcional a partir do conto “Totonha”
Maria Marcela Freire
Valdenides Cabral de Araújo Dias
O conto contemporâneo na sala de aula: estratégias e
práticas de leitura no ensino médio
George de Santana Mori
Ricardo Magalhães Bulhões
PARTE III
A poesia na escola
Infância e poesia no conto “A menina de lá”, em Primeiras
estórias, de João Guimarães Rosa
Valéria R. de Oliveira Magalhães
Diógenes Buenos Aires de Carvalho
Entre poesia e imagem: uma proposta de mediação de leitura a
partir das lentes de “O fotógrafo”, de Manoel de Barros
Simone Oliveira Vieira Peres
Patrícia Aparecida Beraldo Romano
Experiências do leitor literário: a poesia concreta vai à
escola
Laila Rayssa de Oliveira Costa
Reservatório de Experiências Poéticas: práticas de leitura
de poesia no nível superior
Diego Grando
A leitura literária no livro didático: uma análise da
abordagem de poemas em Português: Linguagens (9º ano do
Ensino F undamental)
Gabriel Castilho Maia
PARTE IV
Ler a diversidade
“A gramática do cotidiano”: o ensino de literaturas e o
poetry slam
Patrícia Pereira da Silva
Apontamentos sobre literatura de cultura de massa,
best-sellers e leitores: por uma relação conciliatória
Luzimar Silva de Lima
O dito e o não dito em Harry Potter: a associação entre os
nomes das Casas de Hogwarts, suas características descritas
pelo Chapéu Seletor e o emblema hogwartiano
Karina Seferian Ventura
O Espaço “Sítio do Picapau Amarelo” em “O Saci”: uma
topoanálise das terras de Dona Benta
Daniel Fernandes da Silva
Patrícia A. Ber aldo Romano
Literaturas de língua o ficial portuguesa e seu ensino
Maria Auxiliadora Fontana Baseio
Maria Zilda da Cunha
Por que ler e ensinar literatura indígena?
Delma Pacheco Sicsu
PARTE V
Adaptações e releituras literárias
O reendereçamento de clássicos: uma análise sobre a versão
em quadrinhos de Dom Casmurro, de Machado de Assis
Gabriela Ribeiro Nunes
Lendas brasileiras e Cidade Invisível: releitura
contemporânea no audiovisual
Sandra Trabucco Valenzuela
Um duelo literário de Ana
Maria Machado e artistas populares
Flávia Maria Reis de Macedo
O papel da leitura literária
na obra “Infância” de Graciliano Ramos e nas narrativas
“autobiográficas” de alunos do Ensino Médio
Solange Salete Toccolini Zorzo
Do Lobo Mau ao mau lobo:
memória e resistência na (re) construção dos imaginários e
nas metamorfoses
Beatriz dos Santos Feres
Regina Michelli Perim
A abordagem triangular no ensino da literatura ou a
originalidade
gerada por não originalidades
Eduardo de Almeida Santos
PARTE VI
Experiências de leitura e ensino de literatura
A Academia Estudantil de Letras Raquel Naveira: um caminho
possível para a educação literária e o ensino de literatura
antes e
durante a pandemia
Flávia Martins Malaquias
Thaís Maciel Piasentine Barbosa
Experiências plurais a partir da leitura de O rapaz que não
era de
Liverpool (2005), de Caio Riter: o encontro entre os
leitores e o
escritor
Juliete Rosa Domingos
Leitura literária na universidade: entre o isolamento social
e a
interação virtual
Chirley Domingues
Juventude e ensino de literatura no Amazonas
Silvana R. Monteiro dos Santos
Letramento literário críticocultural: contribuições da
semiótica da cultura à formação do leitor real no ensino
médio
Wellington Neves Vieira
O ensino da “realidade”
Leonardo Ferreira Aguiar
Leitura em voz alta, em grupo, em tempos de pandemia:
práticas e reflexões possíveis
Daniela Favero Netto
Adauto Locatelli Taufer
Informações sobre a presença online da ABRALIC
|