GRÁTIS
|
Título:
LITERATURA, HISTÓRIA E
MEMÓRIA II
Organização:
Adauto Locatelli Taufer
Anselmo Peres Alós
Marianna I. Daudt
Formato: 14 x 21 cm.
Páginas: 608 Gênero: Ensaios brasileiros Publicação:
Bestiário, 2023
ISBN 978-65-85039-81-9
Literatura, história e memória
nas searas do comparatismo.
PARTE I
As escritas de si na América Latina e Caribe
O poeta nacional por excelência: construção de memória e
autobiografia na vida e obra de Gonçalves Dias
Andréa Camila de Faria Fernandes
Cartas de Françoise Ega a Carolina Maria de Jesus:
correspondências narrativas que transitam entre popular e
erudito
Maria Clara Machado
Sob o olhar nativo: eventos históricos nos relatos de vida
indígena de Davi Kopenawa, Rigoberta Menchú e Lee Maracle
Juliana Almeida Salles
PARTE II
Arquivos literários e correspondência: abordagens, desafios
e perspectivas
A carta como estratégia: José de Alencar e Machado de Assis
Patrícia R. C. P ereira
A presença da leitura na vida de Pedro II: as menções a
livros feitas pelo segundo imperador brasileiro em seus
documentos pessoais
Larissa de Assumpção
A presença-ausência do autor nas cartas “ficcionais” de
Dalton Trevisan e Elena Ferrante
Annalice Del Vecchio de Lima
A produção literária de Fontes Ibiapina nos periódicos
Alterosa e A Cigarra: um olhar sobre seu arquivo literário
Lueldo Teixeira Bezerra
As dobras dos envelopes: romances epistolares do século XX e
a representação da realidade
Iara Machado Pinheiro
Cartas entre escritores: encenações do arquivo
Reinaldo Marques
Cecília Meireles e Armando Côrtes-Rodrigues: comentários
sobre a criação de Romanceiro da Inconfidência
Alina Taís Dário
Interfaces entre epistolografia e ensaísmo crítico literário
em Italo Calvino
Alessandra Camila Santi Guarda
Lourdes Kaminski Alves
Isto (não) é uma carta de Dalton Trevisan
Katherine Funke
Esto no es un afiche: repercusiones estéticas e históricas
de la escritura epistolar en Andrés Caicedo
Gustavo Osorio A gredo
Missivas infantis a Dona Benta e Emília e o artifício da
criação da
imagem/máscara no gênero carta: imagens de si e do outro
Patrícia Aparecida Beraldo Romano
O processo de organização da correspondência entre João
Cabral e Alberto de Serpa
Solange Fiuza
PARTE III
Literatura e testemunho: teorias, limites, exemplos
Diário do Hospício: onde o testemunho e a literatura se
encontram
Thais da Silva César
Das sombras ao sol: uma análise comparativa de Formas de
Volver a Casa de Alejandro Zambra e Hija de Revolucionarios
de Laurence Debray
Diego Cardoso Perez
Depois da memória: Zambra e Vidal entre ficção e testemunho
Tatiane França Rangel
Diário da Prisão: Poemas de Ho Chi Minh
Yasmeen Pereira da Cunha
Eu vi a fumaça da pólvora, eu vi a corneta bradar:
testemunho e
resistência cultural no cancioneiro popular sobre a Guerra
de Canudos
Tarcísio Fernandes Cordeiro
Fuga a duas vozes: poéticas de escuta em Primo Levi e
Roberto Bolaño
Leandro Donner
Literatura, memória e resistência: perturbações da e à
memória
Gislene Teixeira Coelho
MPB e testemunho: um estudo de três canções de Gonzaguinha
Daniella Bertocchi Moreira
O “atravessar” da Literatura que testemunha e modifica
Alice Rodrigues Crivano da Silva
O nó de Gullar: lírica e testemunho em Dentro da noite veloz
Guilherme Bruno Giani
Regina Barbosa Tristão
O sonho de vida nova versus o terror do leprosário
Maria Isolina de Castr o Soares
O testemunho em Diário do Hospício e O cemitério dos vivos,
de Lima Barreto Cinthia Mara Cecato d a Silva
Elizabete Gerlânia Caron Sandrini
O testemunho poético no limiar da lírica moderna
Marcelo Ferraz de P aula
Quarentena Poética: Slam das Minas RJ subindo testemunhos
nas redes sociais
Guilherme dos S . Ferreira da Silva
O Romance contemporâneo afro-brasileiro Água de Barrela, de
Eliana Alves Cruz: o testemunho dos mecanismos femininos de
resistência
Andreia Lívia de Jesus Leão
Testemunho literário e memória cultural da escravidão nas
traduções de Jazz, de Toni Morrison
Prila Leliza Calado
Testimonialidades lagunares: Puño y Letra, de Diamela Eltit
María José Sabo
Traduzir a culpa e a (des)memória: notas para um projeto de
tradução da peça Burmistrz (O Prefeito), de Małgorzata
Sikorska-Miszczuk
Marcelo Paiva de Souza
PARTE IV
Revisão da historiografia teatral: ler e reler fontes
primárias, visões críticas e juízos estéticos na dramaturgia
Tempestades, Toscas e espreitas: Melodrama e imaginário
moderno nos jornais brasileiros do início do século XX
George França
A hegemonia do trágico clássico na fronteira com o cômico
popular na obra teatral de Lourdes Ramalho Eduarda Maria
Moreira Lopes Maria Aparecida da Costa
Así Empezó, Luisa Carnés: uma mulher no teatro de guerra
Ana Paula Cabrera
Samuel Beckett e a ruptur a formal de Not I: dramaturgia e
encenação através dos manuscritos e do theatrical notebook
Felipe Augusto de So uza Santos
PARTE V
Literatura e alteridade: transitando entre o documento e a
ficção
El Abrazo de la Serpiente e Suas Múltiplas Viagens
Elisângela Santos Petrucci Peçanha
Le libraire, de Gérard Bessette: “sobre o horrível perigo da
leitura” e da censura
Renato Venâncio Henrique de So usa
O rinoceronte, a chave e casa verde
Stela Maria S. Chagas de Moraes
Tons de As Aves da Noite, de Hilda Hilst e o Mineirinho, de
Clarice Lispector: Elaborando Experiências-Limite Malane
Apolonio da Silva
Informações sobre
a presença online da ABRALIC |