GRÁTIS
|
Título:
RELER O CÂNONE II
Organização:
Fernanda Boarin Boechat
Gerson Roberto Neumann
Marianna I. Daudt
Formato: 14 x 21 cm.
Páginas: 460 Gênero: Ensaios brasileiros Publicação:
Bestiário, 2023
ISBN 978-65-85039-90-1
Reler o cânone
Fernanda Boarin Boechat
Gerson Roberto Neumann
Marianna Ilgenfritz Daudt
Helena e Capitu: entre olhares
Juliana Gelmini
Sobre a abundância de coisas, palavras e músicas
Cassiano de Almeid a Barros
Impossibilidades e desencantos nas poéticas de Manuel Maria
Barbosa du Bocage e Manuel Inácio da Silva Alvarenga
Flávia Pais de A guiar
As primeiras notas sobre Machado de Assis nos jornais
brasileiros
Valdiney Valente Lobato de Castro
A (des)construção do matrimônio em dois contos de Machado de
Assis
Marcos Antonio Rodrigues
Raquel Cristina Ribeiro Pedroso
Duas visitas de Alcibíades e duas leituras possíveis:
melancolia e impunidade
Ana Claudia Jacinto de Mauro
A gênese de Memorial de Aires por meio do epistolário e da
crítica literária
Fabiana da Costa F. Patueli Lima
A escravidão no Brasil e sua lógica da cultura do favor nos
personagens agregados machadianos e hatouniamos
Cláudia de Socorr o Simas Ramos
O feminino ingenioso na Novena Parte de Lope de Vega
Karenina do Nascimento Rodrigues
Friedrich August Wolf e a fundação de uma disciplina moderna
para o estudo da Antiguidade
Rafael Guimarães Tavares da Silva
A lógica da finitude em Antônio Vieira: a retórica dos
“exercícios mortais” na domesticação do corpo negro
Felipe Lima d a Silva
D. Benedita: Um retrato de inconstância, feminismo e
moralismo Maria Luíza Brandão da Silva
Juliana Narciso
Figurações do livro na prosa machadiana: reflexões sobre o
ofício de tipógrafo e o diálogo com a tradição
Antonia Claudia de A. Cordeiro
A imagem do mar na vida e poética de Virginia Woolf
Jessica Wilches Ziegler de Andrade
Margaret Tyler e Emilia Lanier: autoras inglesas
contemporâneas de Shakespeare em defesa das mulheres
Aline Fernandes Thosi
Modelos e imitação nas preceptivas musicais de Johann
Mattheson
Mônica Lucas
Discutindo os arquétipos femininos: uma abordagem sobre a
sátira licenciosa atribuída a Gregório de Matos
Patrícia Bastos
Romantismo e [anti]modernidade em Barbey d’Aurevilly
Maria Clara F. Guimarães Menezes
A construção da “Imageria” nos contos de Virginia Woolf
Ana Carolina de Aze vedo Guedes
O “modus digressivus” em Sobre a Infinidade do Amor (1547)
de Tullia d’Aragona
Daniela dos Santos
Entre leitores e navegadores: diálogos machadianos na
cultura participativa de fãs
Marina Leite Gonçal ves
Representações do Grão-Pará através da retórica vieirina no
“Sermão do Espírito Santo” (1657)
Cassia Sthephanie Cardoso da Silva
O tempo em Romeu e Julieta
Luciana Paula Pereira da Conceição
Entre Woolf e Butler: leitoras, leitores e releituras de
Antígona
Gabriel Leibold
Virginia Woolf e a sexualidade feminina não-normativa
Maria Aparecida de Oliveira
Lucas Leite Borba
Investigando o espólio inédito de Júlia Lopes de Almeida: um
estudo crítico-genético da peça teatral A Senhora Marquesa
Viviane Arena Figueiredo
Leandro Trindade Pinto
“Isa let her sewing drop”: a costura das descontinuidades em
Between the Acts
Fábio Reis
Técnica literária e método crítico: a terrível simetria de
Northrop Frye?
José Luiz Coelho Rangel Junior
Exercícios retóricos na “História da Província de Santa
Cruz” e “Tratado da terra do Brasil”, de Pero de Magalhães
de Gandavo
Manoela Freire Correia
Marcello Moreira
Epitáfio e memória em Melpómene, de Francisco de Quevedo
Luzia Silva Pinto
Marcello Moreira
A ornamentação livre da música barroca Italiana e a virtude
elocutiva do ornato
Roger Lins de A. Gomes Ribeiro
Entre Camilo Castelo Branco, Garrett e Eça de Queirós:
Romantismo e Antirromantismo no romance português
Amanda de Ca rvalho Ferreira
A minha casa é onde estou
Daniela Severo de Souza Scheifler
“Kew Gardens”, “No pomar” e “O tempo passa”. Do jardim à
ruína
Luiz Henrique Ernesto Coelho
Informações sobre
a presença online da ABRALIC |