|         

PRÉ-VENDA

R$ 48,00

Pague com PagBank - é rápido, grátis e seguro!

 

Título: O PÊNDULO DA ANGÚSTIA
Por uma ética da finitude em Ser e Tempo

Autora: Marli Silveira

Formato: 14 x 21 cm.
Páginas: 152
Gênero: Filosofia
Publicação: Ataraxia, 2025

ISBN 978-65-978515-1-5

A angústia do "Dasein", que torna o ser do "Dasein" acessível a si mesmo, assume o caráter de uma recusa em se reconhecer a morte como um evento e decorre direta e consequentemente do construto de "Ser e Tempo". O autor trata da morte como um fenômeno inalienável do Dasein e a angústia como que cumprindo uma função gerativa, portanto, libertadora. A morte revela ao "Dasein" uma compreensão revigorante da sua finitude e, por que não, da sua liberdade.
A angústia, diante da morte, não apenas tem a capacidade de singularizar o "Dasein", garantir-lhe autenticidade, como a capacidade de tonalizar eticamente a relação entre os que são "Dasein" no mundo, pois a relação originária do ser-com, do "Mitsein", recebe uma nova tonalização. O mundo continua sendo a moradia do "Dasein", mas uma moradia na qual se sente responsável e onde se reconforta de sua finitude..

Sobre a autora:
Marli Silveira
(Marli Teresinha Silva da Silveira), é poeta, escritora, ensaísta, pesquisadora e filósofa. Possui Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul/ UNISC; Estágio Pós-doutoral no PPG em Filosofia da PUC-RS. Ocupa a Cadeira 13 da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL), a Cadeira 12 da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, é a atual presidente da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul. Cidadã Honorária de Santa Cruz do Sul (2024); Escritora Homenageada da 35ª Feira do Livro e 1ª Festa Literária Internacional de Santa Cruz do Sul (2024 e 2025); Medalha Mérito Farroupilhas 2025 (AL/RS). Seu nome consta no "Dicionário de Mulheres", organizado pela pesquisadora Hilda Agnes Hübner Flores, publicado pela Editora Mulheres (2011). Em 2024, o escritor Eduardo Jablonski lançou um livro de crítica literária sobre parte da obra de Marli Silveira: "Marli Silveira – um ser humano para o outro" (Bestiário, 2024). Coordenação Editorial e Organização do Livro dos Anais do 4º Congresso das Academias de Letras do Estado do RS (Gazeta, 2024). Coordenação Editorial e Organização do Livro "Um rio de memórias", do I Seminário Literatura e (seus) temas contemporâneos (Gazeta/Bestiário 2025). Com cerca de 40 títulos publicados, é autora premiada e traduzida em outros países.