|         

PRÉ-VENDA

R$ 62,00

Pague com PagBank - é rápido, grátis e seguro!

Título: AMOR E DOR
Organizadoras: Maria Borges e Evânia Reich

Formato: 14 x 21 cm.
Páginas: 228
Gênero: Ensaios
Publicação: Ataraxia, 2025

ISBN 978-65-978515-0-8

Esta coletânea pretende apresentar o “amor sem anestesia”, na bela expressão da música de Chico Cesar. “É belo, vês, o amor sem anestesia. Dói de bom, arde de doce. Queima, acalma. Mata, cria”. Ao mesmo tempo que é doce, o amor dói; ao mesmo tempo que acalma, queima.
Nossa aventura de percorrer o amor, em sua aparente contradição entre deleite e dor, pretende-se multidisciplinar. A ideia deste livro advém de um desejo de trabalhar a questão do amor por meio do discurso de diferentes visões e áreas que tratam do tema, buscando dar conta da complexidade do fenômeno amoroso. Filósofos/as, psicanalistas, além de uma assistente social e uma professora de cinema contribuíram nessa reflexão sobre a inexorável dor de amar, bem como sobre a importância desse afeto na constituição do sujeito. Entendemos que a análise multidisciplinar é capaz de lançar luz ao entendimento do fenômeno amoroso, na medida em que as relações amorosas e a dor causada por elas são explicadas de maneiras diferentes e complementares pelas áreas do saber que aqui compõem os capítulos. Talvez, auxiliados pela multiplicidade de olhares, possamos decifrar a aparente contradição do amor, exposta de forma tão bela pelo cineasta Gaspar Noé, no filme Love, com o seguinte questionamento: “Como algo tão maravilhoso pode trazer tanta dor?”.

Sobre os autores:

Clélia Mello
Professora do curso de Cinema do Departamento de Artes da UFSC

Daniel Perez
Professor de Filosofia da UNICAMP, pesquisador do CNPq e psicanalista

Daniela Mayorca
Psicanalista

Evânia Reich
Doutora e Mestre em Filosofia pela UFSC. Psicanalista em formação pelo Instituto Clínico de Psicanálise de Orientaçao Lacaniana (ICPOL) e Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e membro do Coletivo Psicanálise na Praça (Florianópolis).

Felini de Souza
Doutoranda em Filosofia na Área de Ética e Filosofia Política na UFSC. É mestre e licenciada em filosofia pela UFSC.

José Vitor Lovato Aumann
Graduando em Filosofia, Pesquisador PIBIC/CNPQ.

Maria Borges
Professora Titular de Filosofia do Departamento de Filosofia e da Pós-graduação em Filosofia da UFSC. Pesquisadora do CNPQ.

Mariana Franco Fuckner
Mestranda pelo PPG de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisadora no grupo Direitos Humanos, Pluralismo e Democracia do PPGSS da UFSC.

Mateus Gustavo Coelho
Doutor pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Samantha Buglione
Psicanalista e Doutora pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC.

Ubirajara Rancan de Azevedo
Professor Titular de Filosofia na UNESP/Marilia.

Vilmar Debona
e Milene Dayana Paes Lobato
Professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFSC; Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFSC, respectivamente.

Willian Mac-Cornick Maron
Psicólogo e psicanalista, mestre e doutor em Filosofia pela PUCPR. Professor no curso de psicologia da PUCPR.