R$ 56,00

Pague com PagBank - é rápido, grátis e seguro!

 

Título: O GATO DO POETA
Autora: Esther Chagas

ISBN: 978-65-6056-111-3

Formato: 14 x 21 cm.
Páginas: 134
Gênero: Contos
Publicação: Bestiário, 2025

Ao passar os olhos pela coletânea de minicontos de Esther Brum Chagas, percebe-se que é uma mulher discorrendo sobre os seus problemas, os relacionamentos, as suas vontades e os seus amores. Ninguém entende melhor uma mulher do que uma delas. Erico Verissimo que releve esse crítico, mas, quando montou as suas personagens femininas, era um homem falando sobre mulheres.
Esther Brum Chagas ingressa profundamente no âmago do ser mulher, porém diz muito pouco. Tudo que se depreende encontra-se no subentendido, por trás da palavra. Clarice Lispector – a melhor mulher da Literatura Nacional – não disse que gostaria de escrever somente no escondido do verbo? Pois Esther Brum Chagas atingiu esse ponto.

Eduardo Jablonski

Sobre a autora:
Esther Brum Chagas nasceu Santa Maria e cresceu em São Vicente do Sul. Como morava na fazenda com seus pais, foi alfabetizada em casa, em caderno de caligrafia, com base em textos poéticos. Completou os estudos em Santa Maria e graduouse Letras na Faculdade Imaculada Conceição, hoje Universidade Franciscana. Fez Pós-Graduação na UFSM em Gestão Escolar e mais tarde em Orientação Educacional.
Atuou em escolas públicas por 36 anos, com alunos trabalhadores, nem sempre presentes nas aulas. Optou por ensinar Literatura de uma forma lúdica, mostrando que a beleza da Lua Cheia no pátio da escola podia transformar-se num breve poema. Nascia o Projeto Haicais, como motivador das aulas.
Em 2014, lançou seu primeiro livro, "Vento na Janela", pela editora Rio das Letras em Santa Maria. Em 2029, lançou "Menina de tranças", pela mesma editora e depois, "Apenas um pio" pela editora Bestiário. Destaca sua temática pela síntese em poemas, contos, crônicas e pensamentos poéticos. Ministrou oficinas de haicais em escolas públicas da sua cidade, assim como palestras para professores, sobre a importância de pautar suas aulas, sempre que possível, na beleza da natureza - principal laboratório da ciência e das artes.