eBook - R$ 14,00
ou grátis com Kindle Unlimited

Título: Alquimia para transportar demônios ao céu,
Antologia pessoal
Autor: Walmor Santos

ISBN: 978-65-992244-6-1

Formato: digital
Gênero: Contos

Publicação: Class, 2020

Esta Antologia de contos de Walmor Santos surge em 2012 quando que ele completa 20 anos como escritor, não só deste gênero literário, mas de novelas, romances, poemas, histórias infantis e juvenis.
Entretanto, é necessário acrescentar que Walmor Santos é um homem que, antes de tudo, sempre acreditou na literatura como ferramenta de transformação social e em toda a sua carreira colocou essa crença em ações práticas. Criou a premiada Revista Literária Blau, quando poucos apostavam na ideia e através desse veículo lançou e divulgou muitos escritores, iniciantes ou consagrados. Sentindo a necessidade de ampliar esse espaço para a literatura de qualidade, criou a WS Editor onde os bons textos trouxeram ao conhecimento do público, escritores que hoje são sucesso nacional e ganhadores de vários prêmios, como Altair Martins, Amílcar Bettega Barbosa, Caio Riter, Luis Dill, Pablo Morenno, entre outros.
Ainda pensando em fazer com que a leitura chegasse às crianças e aos jovens, a WS Editor organizou e implantou em diversos municípios do Estado do Rio Grande do Sul, projetos de leitura em sala de aula, proporcionando o encontro de escritores e leitores, transformando o ato de ler em atividade lúdica e prazerosa. Paralelo a esse trabalho, Walmor Santos, através de sua Editora, organizou oficinas para novos escritores, ministrou treinamentos e realizou centenas de palestras para professores, alunos e pais de alunos, difundindo a importância de buscar na leitura informação, lazer e o exercício da criatividade.
Mesmo envolvido com todas essas atividades, Walmor Santos não parou de produzir como escritor, buscando sempre o aperfeiçoamento, através de pesquisas e muita leitura. O resultado foi a depuração do seu texto literário até a identificação do seu tema e do seu estilo narrativo, o que está expresso nesta Antologia, em alguns de seus melhores contos.
Quanto ao tema, ele prefere trabalhar certa religiosidade, trazendo o sagrado e o profano para uma mesma convivência nem sempre pacífica. Quanto ao estilo, ao harmonizar esses elementos como se fosse o último contista barroco, mostra-se dilacerado entre o céu e o inferno, entre Deus e o diabo, pois sua filosofia pessoal é a crença na unidade da diversidade, onde sombra e luz estão em tudo e onde o bem e o mal são apenas duas faces da mesma moeda.

Sobre o autor:

Walmor Santos nasceu em São João do Sul, SC, em 16/08/1950. Reside em Porto Alegre, RS. Dedica-se a projetos de leitura e à formação de leitores há mais de 25 anos. Proferiu milhares de palestras para professores e alunos. Publicou 33 obras nos diversos gêneros literários, participou de inúmeras antologias e recebeu vários prêmios literários. Foi fundador e editor da extinta Revista Literária Blau e editor-proprietário da WS Editor, onde ajudou a lançar quase 300 obras de autores novos e alguns já conhecidos. Entre os inúmeros prêmios, destacam-se o 1º lugar no 2º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães, 1991 (Secretaria Estadual de Cultura, Instituto Estadual do Livro/RS, Universidade de Passo Fundo); 1º lugar no Concurso Nacional de Contos, Prêmio Paraná, 1993, com o livro O paraíso é no céu de sua boca; 1º lugar no XVII Concurso Literário Felippe D’Oliveira, 1993 (Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS e Biblioteca Pública Municipal); Indicado para o Prêmio Jabuti 2001 (Câmara Brasileira do Livro); Com o livro A noite de todas as noites; Troféu Palavra Viva de 2008, pelo conjunto de obras para os públicos infantil, juvenil e adulto, por sua atividade em projetos de leitura e pelo lançamento de autores novos a par das atividades editorias; e o Prêmio Livro do Ano 2010, com Contestado: a guerra dos equívocos, categoria Romance (Associação Gaúcha de Escritores). Recebeu ainda diversos outros prêmios por contos.