R$ 35,00

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Título: APENAS UM PIO
Autora: Esther Brum Chagas

ISBN : 978-65-88865-27-9
Formato: 14 x 21 cm.
Páginas: 60
Gênero: Poesia, haicais
Publicação: Class, 2021

Esther Chagas Brum, já nos encantou com sua poesia no livro A menina de tranças, onde mostra sua habilidade como poeta sensível, com poemas que nos levam à reflexão. Ao nos encontrarmos pessoalmente, ela me mostrou alguns haicais que gostava de fazer. Pedi que me ensinasse, porque apesar de ter livros de poesia publicados, bem como de crônicas, além de alguns contos e inúmeros artigos, eu nunca aprendera a fazer haicais.
Agora ao ler o livro Apenas um pio, totalmente recheado de haicais, me surpreendo com a beleza de cada um deles. Esther, brinca com as palavras, compondo uma forma melódica de poesia. Desnuda-se de sua própria carne, mostrando a alma, a inquietude e o fazer de cada sentimento em seus haicais de estrutura graciosa e ao mesmo tempo profunda.


Themis Groisman Lopes
Psiquiatra e escritora


Sobre a autora
Esther Brum Chagas
nasceu Santa Maria e cresceu em São Vicente do Sul. Como morava na fazenda com seus pais, foi alfabetizada em casa, em caderno de caligrafia, com base em textos poéticos. Completou os estudos em Santa Maria e graduou-se Letras na Faculdade Imaculada Conceição, hoje Universidade Franciscana. Fez Pós-Graduação na UFSM em Gestão Escolar e mais tarde em Orientação Educacional. Atuou em escolas públicas por 36 anos, com alunos trabalhadores, nem sempre presentes nas aulas. Optou por ensinar Literatura de uma forma lúdica, mostrando que a beleza da Lua Cheia no pátio da escola podia transformar-se num breve poema. Nascia o Projeto Haicais, como motivador das aulas. Em 2014, lançou seu primeiro livro, Vento na Janela, pela editora Rio das Letras em Santa Maria. Em 2029, lançou Menina de Tranças, pela mesma editora. Destaca sua temática pela síntese em poemas, contos, crônicas e pen-samentos poéticos. Ministrou oficinas de haicais em escolas públicas da sua cidade, assim como palestras para professores, sobre a importância de pautar suas aulas, sempre que possível, na beleza da natureza - principal laboratório da ciência e das artes.