R$ 42,00

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

 

 

Título: BRINCANDO COM BRINQUEDOS NÃO BRINQUEDOS
Autores:
Anna Carolina Ferreira
Camila Daniel
Georgia de Almeida Malavolta
Marcelo Oliveira da Silva

Formato: 14 x 21 cm.
Páginas: 180
Gênero: Educação
Publicação: Bestiário, 2022

ISBN 978-65-997975-6-9

Vivemos em uma sociedade que valoriza o “ter” em vez do “ser”. Mesmo antes de nascermos, já somos alvos do consumo e do consumismo. Queremos, com esta obra, propor outras possibilidades. Observem a quantidade de brinquedos que são postos no mercado todos os anos. Percebam quanto tempo dura o envolvimento das crianças com um brinquedo comprado pronto. Resgatem na memória de vocês o fascínio que, certamente, os utensílios de cozinha da casa de vocês exerciam, a vontade brincar, mexer, criar. Lembrem de quando encontrávamos uma pedra, um graveto, uma folha, uma semente ou quando fomos à praia e achamos uma concha. Esses eram nossos tesouros mais queridos
Nossa concepção de infância e de brinquedos parte desse lugar da memória, do brincar com sucatas, embalagens, descartes, coisas que ninguém quer, mas que aos nossos olhos de criança são fascinantes, objetos cheios de possibilidades, repletos de encantamento e imaginação. Concebemos a infância livre das amarras do mercado. Desejamos uma infância criativa, solta, sensível e conectada com a natureza.
Brincando com brinquedos não brinquedos busca os princípios do brincar livre, do brincar heurístico, das partes soltas e do brincar com e na natureza para propor um repertório de possibilidades de brinquedos que não são necessariamente brinquedos (materiais de largo alcance, elementos não estruturados, materiais residuais). Nossa intenção é estar junto das professoras e dos professores e das famílias que se interessam pela proposta para brincarmos com as crianças e os brinquedos não brinquedos.
Como afirma Maiane Ourique na apresentação do livro, este é um convite para “uma experiência de inteireza, de sentirmos a satisfação do movimento de ir em direção ao externo e voltar com algo a mais”. No prefácio, Altino Martins Filho diz que este é “um livro inteirinho direcionado a promover brincadeiras com brinquedos não brinquedos. Todo o texto em si já nos aguça a pensar no livro como brinquedo, algo que para a Educação Infantil precisa ganhar força e vigor”.

Sobre os autores:

ANNA CAROLINA FERREIRA
Filha da Pedagoga Sandra Regina Pontes Ferreira e do engenheiro civil Luiz Fernando Gomes da Silva, mãe do menino Santiago e esposa do Leandro Calegari. Nascida em Porto Alegre, RS, pedagoga, professora criancista, formadora de formadores e pesquisadora das infâncias, com especialização em Pedagogia Sistêmica e Supervisão educacional. Inquieta, sonhadora, curiosa e disposta a transformar a si, para assim transformar o mundo à sua volta.
coordenacaopedagogicaacf@gmail.com


CAMILA DANIEL
Sou pedagoga, professora de Educação Infantil, alfabetizadora, encantada pelas narrativas infantis e entusiasta do brincar. Amo ler, contar e ouvir histórias de e para pessoas de todas as idades. Atualmente, sou mestranda do PPGEDU-UFRGS e minha pesquisa é sobre compreensão de leitura.
profcamiladnl@gmail.com


GEORGIA DE ALMEIDA MALAVOLTA
Sou pedagoga, professora na rede pública e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional. Apaixonada pelas infâncias e suas múltiplas linguagens. Mãe do Bento, um brincante encantador!
georgiamalavolta2014@gmail.com


MARCELO OLIVEIRA DA SILVA
Nasci em Rio Grande, RS, e atualmente vivo com o meu marido Andrei e o nosso gato Michizane. Sou pedagogo, professor e pesquisador das infâncias. Tenho doutorado em Educação e trabalho como professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, na área de Educação Infantil.
moliveiras@gmail.com