R$ 36,00

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

eBook

Kindle Unlimited
ou R$16,00 para comprar

 

Título: CASA DE CACHORRO
Autora: Patrícia Fróes

ISBN: 978-65-88865-54-5

Formato: 14 x 21
Páginas: 84
Gênero: Memórias, Cães, Autoconhecimento
Publicação: Bestiário / Class, 2021

Vamos juntos?

Pouca gente ultrapassa o portão desta casa que fica numa rua de curta extensão no bairro do Petrópolis, em Porto Alegre. Arrisco-me soar exagerado ao dizer que poucos sabem da existência da Casa de Cachorro, até o dia em que precisam daquilo que ela oferece: banho, creche e hospedagem para os seus cães. As pessoas ficam sabendo da casa quando procuram por indicações de lugares semelhantes, sempre confiando na recomendação daqueles que já são clientes. A decisão em deixar um cachorro num lugar desses está nos detalhes e nas nossas impressões. Além de saber que uma pet cumpre com tudo o que ela oferece, a escolha também está neste nosso sentir, na nossa subjetividade.
Ao menos comigo foi assim. Depois de me mudar para este bairro – mais específico, para esta cidade – e de já ter levado minha mascote para outras pets, na tentativa de encontrar uma que pudesse chamar de minha (ou, melhor, dela), me indicaram a Casa de Cachorro. Parei em frente ao portão verde da casa e constatei que o cuidado que eu buscava era o mesmo cuidado que a Patrícia e o Lucas procuravam em qualquer cachorro que pudesse frequentar ali. Para que eu me tornasse cliente, eles disseram, a estada da minha cachorra teria que ser uma experiência boa para ela e para os outros cães.
Senti como se fosse uma escola, onde nossos filhos precisam passar por uma avaliação antes de entrar e saber se ali será um lugar bom para eles. Evidente que cães não são seres humanos e a minha cachorra não passaria por nada complicado e elaborado. Tratava-se de um simples teste de convivência: algo como ficar ali por algumas horas antes e depois do banho; e se precisasse fazer hospedagem, seria importante ela já ter tido essa rotina algumas vezes. Aquela condição apresentada por eles me passou a segurança de que eles não eram meros proprietários de um local que cuida de animais, mas também responsáveis pelo que acontece neste espaço.
Isso foi em 2017, quando eu jamais imaginava que, dois anos depois, eu estaria escutando as histórias que ultrapassam qualquer território que nossos olhos podem ver. São as memórias que, acredito eu, clientes mais longevos também não têm ideia que a Patrícia e essa casa trazem consigo. São as memórias dela e desses seres que fizeram uma revolução na sua vida e no seu modo de ver o mundo.
É conhecido o provérbio que diz que carregamos dois cães dentro de nós: um calmo e outro raivoso – ambos famintos. Cabe a nós escolher qual deles alimentar. É certo que um livro não se constrói ou se sustenta a partir de uma vida rancorosa. Ao longo de sua trajetória, Patrícia teve inúmeros motivos para alimentar seu cão raivoso. Buscou, no entanto, o caminho da construção e da realização. Fez da Casa de Cachorro uma escola, sim. Para ela.
Num lugar onde os cães se tornam os mestres, não se assuste ao encontrar nas páginas que seguem alguns acontecimentos dos quais a nossa razão duvida. Assim como acontece com os cães, a gente não precisa compreendê-los totalmente para saber o quanto eles nos ajudam a encontrar um sentido que muitas vezes a nossa vida tão racional não consegue. Apenas sentamos no chão, nos dobrando à altura deles, e os abraçamos recebendo o seu afago.
É com esse espírito que essa história o convida. Acomode-se bem, pegue firme com as mãos, ou apoie em seu colo, e passe pelo portão desta casa que abriga tantas vidas.

Fred Linardi

Sobre a autora:
PATRÍCIA FRÓES nasceu e vive em Porto Alegre. É fundadora e sócia da Casa de Cachorro, uma pet que oferece estética, creche e hospedagem para cães. Patrícia é também terapeuta transpessoal e facilitadora de grupos de autoconhecimento.