R$ 65,00

Título: DE MAGMA À LAVA
Releitura da poesia de João Guimarães Rosa

Autor: Carlos Martins

ISBN: 978-65-6056-132-8

Formato: 14 x 21 cm.
Páginas: 84
Gênero: Poesia - Haicais
Publicação: Bestiário, 2025

Magma é um altar em que cada um reza à sua maneira.

Uns leem os poemas e vibram ou choram, contemplando a vida nos remansos do rio e em torno deles; outros querem mesmo é pescar no caudaloso, transcriando, se inspirando.

Intertextualização — ou “honkadori” na poesia japonesa — é uma maneira de expressar a admiração por um texto que nos precede. Nessa técnica utiliza-se uma palavra, uma frase, um verso ou mesmo dois — no caso do haicai —, para ser a base de um novo poema, dando-lhe nova perspectiva, segundo a vivência do autor, que o toma por base. Tal base pode ser também o cenário, a ideia ou contexto que o texto-paradigma expressa e no qual se insere.

Há um movimento do homenageado em direção à homenagem, assim como na natureza, o do magma, a rocha fundida no interior da Terra, à lava, o magma que chega à superfície, por meio geralmente das erupções vulcânicas.

Neste tributo, cada um dos poemas de Rosa foi transcriado nos três versos de 5-7-5 sílabas poéticas do haicai, seja no estilo tradicional, com a utilização do kigo (termo ou expressão de estação), ou não, de maneira aberta, livre, sem o kigo. O título do poema original foi mantido, embora no haicai não convenha a sua utilização, apenas para estabelecer a conexão entre os dois poemas.

Por fim, agradeço ao haicaísta-geraizeiro Carlos Viegas por ter-me presenteado com um raro exemplar de Magma, e por ser o inspirador direto deste trabalho com sua trilogia em haicai sobre a obra de Guimarães: Hai-Kais Transrosianos, Haicais para Diadorim e Sertão dos Gerais.

Guimarães Rosa só não foi Prêmio Nobel por falecer antes. E como é bom ter por natal a língua brasileira, da qual ele foi leitor, escritor e construtor.

Carlos Martins
Outono, 2024

Sobre o autor:
Carlos Martins
é praticante do haicai desde os anos 2000, como membro do Grêmio Haicai Ipê. Participa também do Grupo Haicai Estrela do Atami, de Santos-SP e das agremiações virtuais no Facebook: Grêmio Haicai Águas de Março, Grêmio Haicai Sabiá e Grêmio Utamakura Brasileiro, tendo feito parte de suas respectivas antologias. Publicou o livro de haicais “Vida Simples Assim” (Ed. Bestiário, 2022) e participou da antologia “Haicai do Brasil”, organizada por Adriana Calcanhotto. É administrador do grupo “O Zen do Haicai”, no Facebook, Instagram, Threads e Blue Sky.