eBook - R$ 14,00
ou grátis com Kindle Unlimited

Título: Mariana Fênix e Pedro Centauro
Autor: Walmor Santos

ISBN: 978-65-992244-5-4

Formato: digital
Gênero: Romance infantojuvenil

Publicação: Class, 2020

Mariana Fênix e Pedro Centauro é uma narrativa ficcional que explora o poder da imaginação de dois adolescentes que estão vivenciando as angústias e a beleza do primeiro amor nos tempos de escola. A história é de Walmor Santos e começa com Pedro e Mariana, paralelamente em seus quartos, lendo um livro, que nos parece literário e mítico: “As aventuras do Cavalo Azul”. Apesar de ser uma obrigação escolar, a leitura acaba por conduzir os dois em uma mágica e deliciosa aventura, assim como contribui para que encontrem uma forma de lidarem com os conflitos e medos dessa fase da vida.

Pedro é um garoto cheio de metáforas e poesia, reflete sobre sua condição de adolescente, convidando o leitor a viajar no túnel do tempo de sua própria vida, trazendo à tona as mudanças psicológicas e físicas dessa fase e nos lembra o quanto crescer é doloroso e complexo. Mas, não é só isso! Recorda-nos também do encanto e da singeleza dos momentos vividos nessa fase e, principalmente, quando se está apaixonado pela primeira vez. Mariana também encanta! Vive suas angústias, próprias da idade, com confiança, buscando no coração de sua genitora as respostas que darão a ela a coragem e a ousadia para seguir em frente, amar e ser amada!

No desenrolar da história, sonho, imaginação e realidade se confundem. Tudo acontece quando os protagonistas iniciam uma tarefa escolar: ler um livro literário, e nesse sentido o autor imprime nessa literatura, catalogada como infantojuvenil, uma importante reflexão sobre o poder da leitura.

Sobre o autor:

Walmor Santos nasceu em São João do Sul, SC, em 16/08/1950. Reside em Porto Alegre, RS. Dedica-se a projetos de leitura e à formação de leitores há mais de 25 anos. Proferiu milhares de palestras para professores e alunos. Publicou 33 obras nos diversos gêneros literários, participou de inúmeras antologias e recebeu vários prêmios literários. Foi fundador e editor da extinta Revista Literária Blau e editor-proprietário da WS Editor, onde ajudou a lançar quase 300 obras de autores novos e alguns já conhecidos. Entre os inúmeros prêmios, destacam-se o 1º lugar no 2º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães, 1991 (Secretaria Estadual de Cultura, Instituto Estadual do Livro/RS, Universidade de Passo Fundo); 1º lugar no Concurso Nacional de Contos, Prêmio Paraná, 1993, com o livro O paraíso é no céu de sua boca; 1º lugar no XVII Concurso Literário Felippe D’Oliveira, 1993 (Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS e Biblioteca Pública Municipal); Indicado para o Prêmio Jabuti 2001 (Câmara Brasileira do Livro); Com o livro A noite de todas as noites; Troféu Palavra Viva de 2008, pelo conjunto de obras para os públicos infantil, juvenil e adulto, por sua atividade em projetos de leitura e pelo lançamento de autores novos a par das atividades editorias; e o Prêmio Livro do Ano 2010, com Contestado: a guerra dos equívocos, categoria Romance (Associação Gaúcha de Escritores). Recebeu ainda diversos outros prêmios por contos.