R$ 38,00

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Título: NO FARO DAS MIGALHAS
Autora: Márcia Barbosa

ISBN : 978-65-88865-28-6
Formato: 14 x 21 cm.
Páginas: 122
Gênero: Poesia
Publicação: Class, 2021

No faro das migalhas, de Márcia Barbosa, é uma “tormenta” metafórica em uma época em que a metáfora vem sendo rechaçada, justamente ela que é indispensável para uma compreensão abrangente do mundo; é um universo deslumbrante de imagens, uma luz que faz os sentidos serem ativados a cada instante da leitura e permanecerem em estado de alerta enquanto atravessamos o texto.
O olfato, presente na poeira que sufoca “no faro das migalhas” e que também rouba a visão em “Dois modos de pintar a morte”; o olhar (a lâmina que corta), em “O fio da lâmina”; o tato (a faca que ingressa no corpo e cujo impacto vibra através do braço), em “Eu vi uma mulher morta”; a audição (a palavra que soa como um tiro), em “Orfeu ressuscitado”; o paladar (que se arrasta com sofreguidão pelas cavidades internas – narinas, ouvidos, esôfago, laringe), em “Café”. Nada escapa a esse turbilhão de imagens em colisão com os sentidos quando ingressam no corpo através dessa tubulação dos órgãos.


do texto de Gaudêncio Fidelis

SOBRE A AUTORA
Márcia Helena Saldanha Barbosa nasceu em Quaraí-RS, em 1963. É doutora em Teoria da Literatura pela PUCRS e foi professora titular da Universidade de Passo Fundo. É autora de Sophia Andresen, leitora de Camões, Cesário Verde e Fernando Pessoa (2001) e de diversos estudos sobre poesia publicados em livros e revistas acadêmicas. Em 2016, estreou como letrista no CD Cada qual com seu espanto, de Raul Boeira, e, em 2017, publicou Duas fomes, seu primeiro livro de poesia, pela Gradiva Editorial (RJ).