R$ 40,00

 

 

Título: Peregrinação e Aprendizado:
          
minhas cidades formadoras

Autor: Barbara Freitag-Rouanet

ISBN 978-85-94187-56-7

Formato: 14 x 21 cm.
Páginas: 152
Gênero: Autobiografia
Publicação: Class, 2019

Qualquer leitor alemão entenderá, de imediato, a razão do título do livro. Trata-se de uma alusão ao romance de J.W. GOETHE Wilhelm Meisters Lehr - und Wanderjahre, dois volumes lançados em 1796 e 1808, hoje considerados obras primas da literatura universal. É à base dessa obra que se cunhou na literatura o conceito, hoje clássico, do Bildungsroman (Romance de Formação).
Em suas memórias Peregrinação e aprendizado: minhas cidades formadoras, Barbara descreve sua própria itinerância por cidades, brasileiras, alemãs, europeias e latino-americanas que marcaram significativamente sua biografia pessoal e intelectual. Inspira-se no conceito de “cidades essenciais” de Lúcia Leitão, com a conotação goetheana de Bildungsstadt, ou seja “cidade formadora”.
A autora do livro cria assim, um novo conceito para analisar as cidades: as “cidades formadoras”. Essas constituem ao mesmo tempo a identidade individual do cidadão, interagindo com a cidade que habita, enquanto essa transforma seus habitantes em seres multiculturais, competentes para habitar qualquer cosmópole moderna.

SERGIO PAULO ROUANET