R$ 36,00

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

 

Título: POR CAUSA DE VOCÊ, MENINA
Autora: Maria Ottilia Rodrigues

ISBN: 978-65-88865-03-3

Formato: 14 x 21
Páginas: 108
Gênero: Romance
Publicação: Class, 2020

O livro de Maria Ottilia é fruto de uma filosofia primeira, de um questionar-se o tempo todo. O que move a novela é justamente o ato das personagens terem dúvidas – sobre si, sobre o que nos cerca, sobre todas as coisas.
Quem buscar em suas páginas achará um texto que nos incomoda, nos faz buscar entender a personagem principal. A escritora tem um domínio maduro ao dar o direcionamento do percurso da narrativa. Assim, neste romance de formação, as personagens não caem na superficialidade.
Rafael Bassi

“Em "Por Causa de Você, Menina", Maria Ottilia Rodrigues renova e reenergiza uma das mais antigas formas literárias: o diálogo. Platão usou-o para desvelar o mundo das ideias; Sêneca, para ensinar a arte de viver e morrer. Maria Ottilia resgata esse formato para tratar de temas urgentes, e o faz em um estilo não só dialético, como dinâmico e surpreendente. Ao caráter reflexivo do diálogo, "Por Causa de Você, Menina" acrescenta a agilidade da narrativa, dando corpo a um relato que se constrói nos interstícios da fala e conduz a leitura a inesperadas e comoventes revelações.”
José Francisco Botelho

Neste breve romance de interiores, intimamente geracional e conjurado a partir do antigo poder do diálogo, Maria Ottilia constrói uma espécie de versão porto-alegrense do filme Encontros e desencontros. Mais ruidosa, é verdade, mas a trilha sonora compensa.
Pedro Gonzaga

“A vida, no geral, é um ramo de exceções” esta é uma das frases mais impactantes da obra que marca a estreia em prosa de uma das mais promissoras escritoras da atualidade, Maria Ottilia Rodrigues. De forma competente e realista, mas sem deixar de ser poética em nenhum momento (poesia esta que se constitui numa das mais conhecidas qualidades da autora), ela a aborda a realidade dos relacionamentos na atualidade – permeada por desencontros e por aplicativos de mensagens – na qual ainda é possível ver o amor brotar. Por causa de você, menina nos tira do texto diversas vezes, nos fazendo olhar para a nossa própria realidade, a partir das questões filosóficas sobre a vida e sobre os afetos, que a autora nos proporciona com muita maestria. O primeiro romance de Maria Ottilia é a história de um amor possível, desde que todos nós aceitemos todos os riscos que envolve o ato de se apaixonar. Enfim, Por causa de você, menina nos convida a testemunhar o surgimento de uma ótima romancista, uma voz que por falar de amor em meio ao caos do cotidiano, desponta como uma grande exceção em meio a tempos tão obscuros.
Fernanda Mellvee

Sobre a autora:
MARIA OTTILIA RODRIGUES tem 18 anos. Estreou na literatura em 2019, com a coletânea de poemas Savanália, pela Bestiário. Pela mesma editora publicou Canibalística, outra coletânea de poemas inéditos.
Este é o seu primeiro romance.
Em 2020, Eduardo Jablonski publicou no livro Deusas da poesia, o ensaio Maria Ottilia Rodrigues, “A menina-prodígio” sobre a sua obra.