R$ 95,00
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Título:
porosIDADES
Autoras: Cinthya Pinheiro
Machado e Susan Mendes
ISBN:
978-65-6056-086-4
Formato: 16
x 23
Páginas: 120 Gênero: Arte
e Poesia
Publicação: Bestiário, 2024
A dupla, texto e imagem, de
mãos dadas, casa-se em parceria perfeita, as artes se
encontram, se incorporam, abrindo um vasto caminho para
interpretações. Desse jeito, Porosidades nos leva a lugares
interiores, cicatrizes e pegadas, costuras, véus, fendas,
texturas, ambivalências.
Não sabe onde guardar tal segredo.
Então descobre o lugar perfeito na sola do pé, onde tatua a
senha tão valiosa. Tudo parece bem até que, andando descalça
na areia da praia...
Tamanha é a grandeza e a sensibilidade da escrita, que dela
se desdobram outras inúmeras leituras: há palavras a
desvendar, a retirar a camada superficial e ir além. Será
uma brincadeira com as entrelinhas, um jogo com o leitor?
Não consegue mais ficar no raso.
E assim nos sentimos, finda
a leitura de Porosidades. Já não somos mais os mesmos; há
poros abertos.
Fania Szydlow Benchimol.
Sobre as autoras:
Cinthya Pinheiro Machado
Caxias do Sul/ RS - 1961.
Passei a infância ouvindo e inventando histórias. A paixão
pela literatura me levou a cursar Letras e Psicopedagogia.
Muito jovem mudei para Macaé, no litoral norte fluminense,
onde criei e dirigi a Leiturarte, um espaço de incentivo à
leitura e escrita, que depois passou a funcionar na cidade
do Rio de Janeiro. Participei como organizadora de 18
coletâneas escritas pelos alunos da oficina de escrita
criativa da Leiturarte, durante 25 anos. Como professora de
língua portuguesa e literatura brasileira, trabalhei quase
40 anos em escolas do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Em
2015 lancei “Pinóquio no divã da Emília”, fruto da pós em
Leituras, teorias e práticas da Cátedra Unesco de Leitura-
PUC / RJ. Em 2020, voltei a morar em Porto Alegre, onde
reencontrei o pôr do sol do Guaíba, sensação boa de ter
voltado para casa. Em 2024, lancei “Enchente em gente”,
registrando a catástrofe que se abateu sobre o meu Rio
Grande.
Susan Mendes
Caxias do Sul/RS, 1954.
Vivo e trabalho em Porto Alegre/RS. Meu trabalho reflete
experiências como mulher nascida nos anos 50, em uma família
patriarcal. As expectativas sobre a “perfeição” moldaram
minha trajetória. A pesquisa que desenvolvo explora o
paradoxo da “perfeita imperfeição”, representando a beleza
da “Mulher Real”, desprovida de artificialidades. Utilizo
pintura sobre papelão e, recentemente, inclui costuras,
tecidos e fibras, ampliando minha produção com objetos
têxteis e livros de artista. Há mais de uma década, exploro
a temática feminina e o descarte sumário, tanto do papelão
quanto da mulher. Abordo a luta por igualdade em uma
sociedade patriarcal, onde mulheres são objetivadas e
cobradas por “perfeição”. Destaque para as exposições:
Individuais: “Por um fio” (2024, Galeria Municipal de Arte
Gerd Bornheim, Caxias do Sul, RS; 2023, Casa das Artes
Regina Simonis, Santa Cruz do Sul, RS). Coletivas:
“Ausências na História: a voz de artistas mulheres do Rio
Grande do Sul” (2023/24, Centro Cultural dos Correios, Rio
de Janeiro, RJ) e “Fora das Sombras: Novas Gerações do
Feminino na Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul”
(2021/22, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, PR). Obras em
acervo: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre, RS; Universidade de Caxias do Sul, Caxias do
Sul, RS; Acervo Municipal de Artes Plásticas, Caxias do Sul,
RS. Premiação: “Mulheres (Im)perfeitas” (2020, Lei Aldir
Blanc, coparticipação com Emília Bottini, Erechim, RS).
Publicação: “Perfeita imperfeição” (2015, Pinturas de Susan
Mendes, Editora Bestiário). |