R$ 42,00

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Título: Yoko Tawada: Sua recepção no Brasil
Organização: Gerson Roberto Neumann, Cintea Richter
e Marianna Ilgenfritz Daudt

ISBN : 978-65-88865-31-6
Formato: 14 x 21 cm.
Páginas: 240
Gênero: Ensaios
Publicação: Class, 2021

O interesse pela obra de Tawada no Brasil é recente, mas vem crescendo nos últimos anos, dando origem às primeiras traduções de obras e produzindo teses e dissertações. As traduções e também a visita da autora ao Brasil em 2019, ocasião em que participou de eventos literários, promoveram a divulgação e o acesso à parte desta vasta e já consolidada obra. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – o professor de Literatura Alemã, professor Gerson Roberto Neumann, coordena desde 2018 o projeto de pesquisa “Yoko Tawada – escritora japonesa na literatura alemã. A literatura exofônica e sem morada fixa. Tendências das novas literaturas do mundo.”
A temática tratada por Tawada é ampla, fomentando possibilidades variadas de abordagem. Esta coletânea é fruto de alguns trabalhos produzidos no Brasil em torno de diferentes aspectos da obra tawadiana, celebrando a diversidade de possibilidades de estudo proporcionada.

Yoko Tawada nasceu em Tóquio em 1960. Em 1979 fez sua primeira viagem à Alemanha pela ferrovia Transiberiana. De 1982 até 2006 morou em Hamburgo; desde então, vive em Berlim. Tawada é autora de contos, romances, ensaios, poesias e peças de teatro, obras que escreve tanto em japonês como em alemão. Seus trabalhos recebem grande atenção e reconhecimento nos círculos literários e acadêmicos de todo o mundo devido ao grande valor literário que possuem bem como de suas características multilíngues e interculturais. Dentre inúmeros prêmios de literatura recebidos pela autora, destacam-se o Prêmio Kleist, recebido na Alemanha em 2016 e o Prêmio Fundação Japão, recebido no Japão em 2018.